domingo, 14 de novembro de 2010

Um novo olhar sobre a vida



Amo fotografia, isso é fato. Mas, claro, apenas como uma boa observadora e fotógrafa por lazer. Nada profissional, mas arrisco fazer algumas críticas do que julgo bom. Essa paixão começou logo nos primeiros semestres da faculdade de comunicação. Um dos nomes preferidos? Steve McCurry. Poucos profissionais são capazes de capturar a essência das pessoas como faz esse maior fotógrafo da atualidade. Conhecido por seu modo peculiar de produzir fotos, onde as pessoas traduzem sentimentos e histórias de vida por meio do olhar. Passou anos fotografando os sobreviventes de guerra e refugiados do Extremo Oriente. Mais que retratar os fotografados, McCurry retrata histórias de vida, que na maioria das vezes estão cheias de sofrimento e dor.
            Nascido na Philadelphia, em 1950, viajou o mundo como fotógrafo freelancer, fato que possibilitou a produção de suas melhores obras. Fez a cobertura da guerra civil, no Afeganistão, onde viajou dezesseis vezes. Em uma de suas idas ao País, McCurry fez sua mais famosa e repercutida foto, “A menina Afegã”, em 1984 no campo de refugiados de Nasir Bagh. Essa fotografia foi responsável por inúmeras premiações como a medalha de ouro Robert Capa. Em 2002, ele volta ao Afeganistão, descobre o nome da garota, já adulta, e a fotografa mais uma vez. 
Anos antes, ainda criança, vi essa foto na capa de uma edição antiga da National Geographic. Não sabia quem era Steve McCurry, nem o poder da fotografia na influência sobre a percepção de mundo e muito menos que, mais tarde, cursaria jornalismo e estudaria a história do homem que capturou a imagem que tanto prendeu minha atenção. Para mim, a melhor de todas as fotos. Tenho verdadeiro fascínio por fotografias de gente e acho incrível como cada fotógrafo deposita sobre as obras sua visão de mundo, clicando o que existe de mais íntimo e verdadeiro em cada um.
McCurry foi também um dos primeiros fotógrafos a fazer a cobertura do acidente do “11 de setembro” e conseguiu fotografar da janela de seu escritório o exato momento do choque dos aviões com as torres gêmeas em Nova York.