A juventude busca, desde os primórdios, transgredir padrões de atitudes e comportamento. A moda aparece com um processo de comunicação, de reconhecimento entre indivíduos do mesmo grupo e como forma de manifestar a personalidade construída ao longo da infância e reforçada no período da adolescência. Para muitos, vestir-se de forma convencional não é uma opção. É necessário inovar, criar estilos e se reinventar a cada peça de roupa ou acessórios usados. Esse desejo latente de muitos jovens por uma aparência única ocorre na tentativa de estabelecer uma identidade individual e da necessidade de sentir-se “singular”, daí também o gosto por tatuagens e piercings.
Nada mais comum que encontrar no bloco T da Unifor, local onde a maioria dos alunos estuda Comunicação Social e o ambiente escolhido para o ensaio fotográfico visto abaixo, as pessoas que mais transmitem mensagens corporais e visuais por meio do vestuário que foge ao convencional. Não é difícil encontrar os que querem se especializar em jornalismo de moda. Um bom exemplo de ex-aluna que seguiu esse ramo é Clara Dourado, editora do blog The Nerd Fashionist.
(texto produzido para a cadeira de Oficina em Jornalismo)
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